SEJA BEM-VINDO À NOSSA LOJA!

CONTATO | (11) 3074-0110 | ENTRAR

Tipos de Secagem de Café

Hoje vamos falar de secagem de café!

Utilizamos quatro tipos de maneiras de secar o café de forma prática e eficiente em nossa fazenda.

Terreiro de Concreto

Como o nome já diz, é um terreno feito de concreto liso, para evitar qualquer tipo de solavanco entre os cafés ali espalhados para que a seca seja homogênea. De tempos em tempos o café é remexido para que todos os lados sequem de maneira uniforme. Demora 10 dias. É o método utilizado para cafés em grande escala, pois é o segundo mais rápido.

Estufa

Uma estufa feita também de concreto liso em sua base, mas com telas protetoras na parte de cima e com suas laterais livres para ventilação. Esse modo demora de 20 á 25 dias. Utilizado mais para microlotes (cafés em pequena escala), pois ao ficar mais tempo fermentando ao secar, o café adquire mais complexidade sensorial.

African Bed (Terreiro suspenso)

Uma espécie de mesa com grande comprimento e ventilação nas laterais e em cima, porém sem contato direto com o chão. Este método demora de 30 á 35 dias. Também utilizando para microlotes apenas.

Secagem automática

Um secador automático com uma fornalha que utiliza vapor de água para secar o café em uma espécie de tambor giratório que mantém o café em até 40° uniformemente para que ele seque de uma maneira mais rápida. Demora aproximadamente 40 horas. Utilizado para cafés em grande escala, pois é o método mais rápido.

Após TODO esse tempo o café passa por o beneficiamento para separar os grãos por peso, tamanho e cor.

Peso

Para identificar​ grãos com má formação.

Tamanho

Para selecionar grãos com um tamanho maior, porque quanto maior o grão, maior será seu valor de mercado.

Cor

Identificar o PVA, maior defeito do café.

P= Preto (Grãos que fermentaram demais e adquiriram umidade).

V= Verde (Grãos verdes, Adstringentes, impróprios para consumo)

A= Ardido (Grão que fermentou em excesso e adquiriu gosto de vinagre).

Após todo esse processo o café é ensacado e encaminhado para torra, outra etapa bem bacana e complexo da semente até a xícara que é muito legal de se ver.

Chegamos à última parte, que é a torra, após torrado, o café vai para as mãos dos baristas que devem saber de tudo isso explicado acima e nos posts anteriores, se não acaba estragando o trabalho de mais de 300 pessoas!

Deixe um Comentário