SEJA BEM-VINDO À NOSSA LOJA!

CONTATO | (11) 3074-0110 | ENTRAR

Tipos De Colheita

Aqui no blog já foi abordado o tema “Da semente até a cereja”, explicando sobre as variedades de café de uma maneira única.
Agora estamos chegando em uma parte que ainda não é aquela parte que todo mundo acha legal, que é provar aquela bebida deliciosa que nós encontramos em diversas cafeterias e afins. Vamos falar da colheita!

Existem muitas formas de colher o café, mas as principais e utilizadas na nossa fazenda em Pedregulho/SP são essas:

Colheita Seletiva

Como o nome mesmo diz, é uma colheita feita de forma manual pelo cafeeiros onde eles colhem os melhores frutos no pé. Ignorando detritos e frutos verdes (Adstringentes).

Derriça

Método também manual, porém, diferente do citado acima, o cafeeiro utiliza uma espécie de tapete onde são jogados os frutos colhidos de cada galho do pé de café. Neste tipo de colheita, você consegue colher tudo que o pé de café lhe dispõe, desde frutos maduros, verdes até detritos.

Colheita Mecânica

Este método utiliza um trator que usa a vibração de barras de ferro enquanto atravessa o campo, coletando assim tudo que o pé de café lhe dispõe. Diferente da derriça, o trator consegue controlar as vibrações tendo assim controle do que ele está colhendo (frutos maduros ou verdes).

Após feita a colheita, o café é enviado para a via úmida, lugar onde o café irá ser limpo e separado dos detritos. No próximo post quem sabe não falamos um pouco sobre lá e a próxima etapa que o café passa: Seus processos!

Deixe um Comentário